BLOG

Odontofobia: como superar o medo de ir ao dentista

       A odontologia é um segmento da saúde humana essencial para a nossa qualidade de vida. Além dos problemas odontológicos mais comuns, como placa bacteriana, cárie e gengivite, a falta de cuidados com a saúde bucal pode causar complicações em outras partes do corpo. Portanto, é fundamental que tomemos algumas precauções. Visitar um dentista a cada seis meses pode nos livrar de uma série de transtornos, com a prevenção e tratamento de doenças. Nós, da Uniodonto Paulista, estamos preparados para atender pacientes com quaisquer necessidades e nossa equipe de profissionais conta com especialistas em diversas áreas da odontologia - odontopediatras, protesistas, cirurgiões, entre outros.

 

       No entanto, mesmo que saibam da importância dos cirurgiões dentistas para a nossa saúde, nem todas as pessoas se consultam regularmente com esses profissionais. Infelizmente, o receio e até o pavor de consultórios odontológicos e dos próprios dentistas ainda está presente na sociedade contemporânea. No caso de medo excessivo e incontrolável, o distúrbio é chamado de odontofobia. A revista segmentada Community Dentistry and Oral Epidemiology publicou uma pesquisa norueguesa que evidencia a influência altamente negativa da odontofobia na vida de quem sofre com o problema. A saúde bucal daqueles que nem mesmo consideram uma visita ao dentista é terrivelmente pior do que a média apresentada pela população do país europeu. Os odontofóbicos examinados para o estudo revelaram quadros avançados de patologias gengivais, cáries, placas de tártaro e até mesmo perda de dentes e abscessos.

 

       A odontologia evoluiu de maneira extraordinária nas últimas décadas. Os aparelhos e tratamentos atuais são extremamente eficientes e são desenvolvidos para amenizar a dor dos pacientes. Analgésicos e anestésicos - como o óxido nitroso - também são importantes instrumentos para acabar com o sofrimento dos mais sensíveis à dor. Encontrar um odontologista apropriado e confiável é primordial para um resultado agradável, já que o medo de ir ao dentista pode ser consequência de más experiências em consultas do passado. Pedir indicações a familiares, amigos e procurar informações na internet e em livros deve ajudar consideravelmente na busca pelo profissional ideal. Mais uma boa alternativa para controlar o temor de dentistas é conversar de maneira franca com o profissional, para acabar com todas as possíveis dúvidas, entender detalhes e procedimentos e estabelecer uma relação de confiança. 



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui