BLOG

Cáries: o que são? Como previnir e tratar?

          Desde muito jovens, nos acostumamos a ouvir sobre os problemas causados pela falta de cuidados com a nossa saúde bucal. As cáries sempre estiveram entre as consequências mais temidas. Mas, afinal, o que é a cárie dentária? Podemos defini-la, basicamente, como a deterioração de nossos dentes provocada pela ação bacteriana. Quando ingerimos alimentos que contenham carboidratos, as bactérias existentes em nossas bocas absorvem o açúcar e o amido contidos nos restos desses alimentos, se desenvolvem e fixam-se em nossos dentes, criando a placa bacteriana. Então, as bactérias produzem ácidos que provocam a desmineralização dos dentes e a consequente corrosão dos tecidos dentais, especialmente o esmalte e a dentina. Durante esse processo, a saliva cumpre um papel importantíssimo: combater as bactérias para tentar reequilibrar a acidez bucal. Caso as bactérias vençam essa batalha, as cáries estarão configuradas e os sintomas começarão a aparecer. Dores e sensibilidade dentária a substâncias quentes e frias podem ser os primeiros sinais, mas somente um especialista em odontologia poderá atestar a manifestação das cáries.

 

Tratamento

          O tratamento odontológico profissional é indispensável sempre que um dente cariado for diagnosticado, já que as cáries podem ser transmitidas para os outros dentes e até mesmo para outros indivíduos, através da troca de saliva e do compartilhamento de copos e talheres. A intervenção imediata também é fundamental, para que as cáries não cheguem a estágios extremos. Quadros avançados de cáries podem danificar seriamente dentes e nervos e ocasionar abscessos, que são infecções nas raízes dentárias. Nessas circunstâncias, o tratamento de canal e a extração do dente cariado são as alternativas mais frequentes para solucionar o transtorno.

          As cáries diagnosticadas ainda em estágio de desenvolvimento requerem um procedimento mais simples: a restauração. Esse tratamento pode ser realizado com anestesia e um aparelho de alta rotação para retirada do tecido cariado ou com um gel Papacárie, que amolece a cárie e facilita sua remoção, sem o uso de anestésicos e de maneira rápida e indolor. Seja qual for a opção adotada pelo dentista, após eliminar o tecido lesionado e efetuar a limpeza do local, o profissional concluirá o procedimento com a inserção de um material de restauração na cavidade dentária. Ouro, porcelana, resina composta e amálgama normalmente são os materiais restauradores aplicados pelos dentistas. Há, entre os materiais, especificidades de preços, coloração e durabilidade.

 

Prevenção

          Para evitar as cáries são necessárias algumas precauções com a saúde bucal. Escovar os dentes ao menos três vezes por dia e usar o fio dental - que ajuda na diminuição da placa bacteriana - são cuidados básicos. Devemos utilizar creme e enxaguante bucal fluorados, visto que o flúor é um agente de prevenção eficiente na luta contra as cáries. Beber bastante água para aumentar o fluxo de saliva na boca e adotar uma alimentação balanceada, sem o abuso de açúcares e amido, também pode nos livrar de bactérias inconvenientes. Por fim, não deixe de visitar seu dentista a cada seis meses. Apenas o profissional odontológico pode realizar avaliações exatas e recomendar as condutas ideais para cada caso. 



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui