BLOG

O que são ATM e DTM? Saiba quais as possíveis causas da dores nas articulações

Você já se deparou com as siglas ATM e DTM? Caso você não saiba o que significam, nós, da Uniodonto Paulista, explicaremos por que elas estão profundamente relacionadas com a sua qualidade de vida e com a sua saúde bucal. As Articulações Temporomandibulares (ATM’s) conectam a mandíbula aos ossos temporais do crânio e são responsáveis por todos os movimentos realizados pelos maxilares. As ATM’s são articulações extremamente flexíveis e complexas, localizadas próximas às nossas orelhas, que trabalham de maneira incessante enquanto falamos, mordemos, mastigamos e bocejamos. Já as DTM’s são Disfunções Temporomandibulares, ou seja, distúrbios ocasionados pelo funcionamento desajustado das articulações homônimas. Ansiedade, estresse, movimentos bruscos, sobrecarga óssea e dos músculos da região podem ser as causas do mau desempenho das articulações temporomandibulares e do consequente surgimento das DTM’s.


Os sintomas são variados e comuns a outras doenças, o que torna o diagnóstico da Disfunção Temporomandibular uma tarefa exclusiva para os dentistas. No entanto, é preciso ficar alerta a alguns sinais e correr para o consultório odontológico caso alguns deles apareçam e persistam. Frequentes dores de cabeça - semelhantes à enxaqueca - dores de ouvido e atrás dos olhos podem ser indícios da DTM, mesmo que o incômodo não seja no local onde se encontram as articulações temporomandibulares. Desencaixe incomum entre as arcadas dentárias inferior e superior, mandíbula deslocada ou travada e inchaço no rosto também são sintomas recorrentes da Disfunção Temporomandibular, assim como desconfortáveis estalos ao abrir e fechar a boca. Frequentemente, pacientes acometidos pela DTM queixam-se de perda da autoestima e da confiança, já que, até gestos simples como mastigar, bocejar e falar podem causar dores.


O seu dentista de confiança poderá investigar os seus sintomas e intervir imediatamente ou indicar um especialista em Disfunção Temporomandibular. É possível que se chegue ao diagnóstico de DTM após uma boa conversa com o profissional e poucos exames clínicos ou através da análise do retrospecto médico e odontológico do paciente e por meio de radiografias panorâmicas. Não há cura para a DTM, mas o tratamento recomendado pelo dentista deve controlar consideravelmente os incômodos. Geralmente, terapias e exercícios caseiros para a diminuição do estresse e para relaxamento muscular, somados a compressas com calor úmido, aliviam a dor. É comum que o dentista prescreva medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, além do acompanhamento com profissionais de outras áreas, como psicólogos, fonoaudiólogos fisioterapeutas, otorrinolaringologistas e neurologistas. Intervenções cirúrgicas são realizadas apenas em situações extremas e raras.



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui