BLOG

Alguns medicamentos podem escurecer seus dentes. Saiba quais são eles e como evitar que isso aconteça.

Há algumas semanas, apresentamos, aqui no blog da Uniodonto Paulista, uma série de motivos para o aparecimento de manchas em nossos dentes. Como vimos naquela ocasião, o tabagismo, o consumo excessivo de alimentos ácidos, o abuso de flúor e até mesmo a herança genética estão relacionados à coloração dos dentes. Hoje discutiremos o antibiótico tetraciclina, outro responsável por provocar o surgimento de manchas dentárias. Este medicamento, em geral, é administrado via oral e comumente utilizado para tratamento de infecções como pneumonia, bronquite, faringite e sinusite, além de infecções urinárias e retais.

 

Caso ingerida por mulheres durante o período de gestação e crianças até o sexto mês pós parto, a tetraciclina pode causar a descoloração dos dentes decíduos, mais conhecidos como “dentes de lente”. Se administrado entre o sétimo mês pós-natal e o sexto ano de idade da criança - estágios de calcificação e formação das coroas dentárias - o antibiótico em questão pode acarretar pigmentações indesejadas nos dentes permanentes. A tetraciclina é, portanto, contraindicada para gestantes, mulheres em período de amamentação e crianças de até sete anos de idade, assim como para pessoas com hipersensibilidade.

 

Os dentes anteriores, como ficam frequentemente expostos à luz solar, são os mais desgastados pela ação da tetraciclina. Há três níveis de descoloração originada por este antibiótico: leve, moderada e pesada. Os dentes com descoloração leve apresentam uma tonalidade uniforme entre o amarelo e o cinza claros, sem manchas. A moderada se caracteriza também pela ausência de manchas e tonalidade homogênea, mas com tons mais escuros e intensos. A descoloração grave é evidente pela presença de bandas horizontais e manchas escuras. A intensidade e a gravidade da descoloração estão diretamente ligadas ao tempo de exposição à tetraciclina e a quantidade total de antibiótico ingerida pela criança, via oral ou pela placenta.

 

Como manchas dentárias podem ser motivadas por diferentes razões, o diagnóstico de descoloração causada por tetraciclina se torna complexo. Portanto, é fundamental que o dentista esteja preparado para realizar a análise e a investigação corretas. O clareamento dental caseiro assistido é o tratamento mais recomendado, já que os agentes clareadores utilizados nesse método são pouco concentrados e agressivos, como requer o contexto. Esse procedimento tem até 24 semanas de duração, com aplicações diárias.

 

As minociclina, substância semi-sintética derivada da tetraciclina, é um antibiótico sugerido constantemente para o combate à acne em adolescentes e adultos e também pode ocasionar manchas dentárias. Como as terapias para acne normalmente são extensas, a minociclina pode se fixar nos dentes permanentes irrompidos e completamentes formados. Nessas situações, o clareamento dental caseiro assistido é novamente o mais indicado.



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui