BLOG

Bruxismo: o que é, causas e tratamentos.

Parafunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes de maneira consciente ou inconsciente. Sabe do que se trata essa simples definição? Esse é o Bruxismo, uma desordem funcional que, apesar de ser mais comum entre as crianças, ataca pessoas de todas as idades e pode nos incomodar tanto durante nosso sono quanto ao longo de nossas tarefas diárias.Para entendermos melhor as causas e sintomas desse distúrbio, é necessário esclarecer que existem dois tipos de bruxismo: o de vigília, que ocorre enquanto estamos acordados, e o bruxismo do sono.

 

Problemas psicológicos e perturbações de natureza emocional, como tensão, ansiedade e nervosismo, tão frequentes em nosso cotidiano, podem explicar o surgimento do bruxismo de vigília. Em momentos com picos de estresse e de concentração, podem ocorrer a contínuacompressão dos dentes e a intensa contração dos músculos mandibulares. Muitos bruxistas não percebem estes movimentos ou até mesmo acreditam que é normal que as arcadas dentárias superior e inferior estejam em contato durante longos períodos no decorrer do dia. Na realidade, o ideal é o oposto. Os dentes de cima e de baixo devem permanecer ligeiramente separados, exceto enquanto realizados mastigações.

 

O bruxismo de vigília pode causar dores de cabeça, no pescoço e nos músculos faciais, assim como deterioração dos dentes e disfunção temporomandibular. Para controlar o bruxismo de vigília, é possível que o seu dentista recomende placas interoclusais de acrílico ou silicone, que são feitas sob medida e evitam o atrito entre os dentes ao longo do dia. Em quadros mais críticos, a abordagem multidisciplinar, com acompanhamento psicológico e fonoaudiológico, é o melhor caminho para combater o distúrbio. Atividades esportivas e de lazer - que proporcionam maior qualidade de vida e estimulam o bem-estar - auxiliam na manutenção do controle emocional o que, consequentemente, diminui a probabilidade de ocorrência do bruxismo de vigília.

 

            Já o bruxismo do sono é caracterizado pelo ranger inconsciente dos dentes durante as noites. Essa prática pode variar de intensidade a cada noite e produzir fortes ruídos, que raramente são identificados pelo próprio bruxista. O bruxismo do sono pode provocar desgaste e fraturas de dentes, restaurações e próteses. Tal qual o de vigília, danifica as articulações temporomandibulares e origina dores na cabeça e nos músculos faciais. Geralmente, as placas  interoclusais também são indicadas nesses casos. Esses dispositivos, que protegem contra o ranger dos dentes e suas consequências, devem ser utilizados todas as noite. Há indícios de que o bruxismo noturno está vinculado com a qualidade do sono. Portanto, é aconselhável que o bruxista promova a sistematização de seu sono, isto é, respeitar horários para dormir e acordar, dormir sempre em um lugar aconchegante, escuro e silencioso, que permita plena recuperação física e mental. Cigarros, bebidas alcoólicas e outros estimulantes devem ser evitados, principalmente à noite.



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui