BLOG

Cuidados com Prótese Fixa

É frequente e até compreensível que fraturas e quedas dentárias sejam associadas à ação do tempo. Também é perfeitamente possível entender que a questão estética seja o primeiro tormento de quem perde parcial ou totalmente um dente. Afinal, todos apreciamos um sorriso farto e saudável. No entanto, as explicações para as perdas dentárias vão muito além do avanço da idade, e as funções dos dentes extrapolam quaisquer preocupações com beleza e aparência. Outros motivos para estes danos são bruxismo, periodontite, cáries avançadas, raízes lesadas, traumas e carência de higiene bucal. Uma arcada dentária incompleta pode comprometer consideravelmente importantes atividades como a mastigação e a fala.

 

As próteses dentárias, fixas ou móveis, são alternativas para a reposição de dentes perdidos e seriamente danificados e o dentista é o profissional correto para auxiliar nesta decisão. Aqui, no blog da Uniodonto Paulista, discorreremos sobre as especificidades e vantagens das próteses fixas. Estas próteses são apropriadas para substituir dentes que caíram ou estão completamente deteriorados, para restaurar dentes parcialmente preservados e para complementar implantes dentários. O metal, a porcelana e a resina são os materiais mais utilizados na confecção das próteses fixas.

 

Apesar de serem mais caras em comparação com as removíveis, as próteses fixas são eficazes esteticamente e funcionalmente. Desenvolvida de modo personalizado, a prótese fixa se encaixa perfeitamente no espaço deixado pelo dente perdido ou comprometido e inviabiliza a movimentação dos outros dentes. A prótese promove o resgate da função mastigatória e, por se assemelhar visualmente aos dentes naturais, contribui para o restabelecimento da autoestima do paciente. A comodidade e a durabilidade são outras duas condições favoráveis à prótese fixa, que não é removida para higienização e mantém suas funcionalidades e sua coloração inicial por anos, caso seja bem conservada. Em casos de pacientes que sofreram com quadros graves de cáries e fraturas, o tratamento de canal pode ser necessário para fortalecer a região antes da instauração da prótese fixa.

 

A higienização bucal de pessoas com próteses dentárias fixas deve ser realizada de maneira mais cuidadosa e com o acréscimo de alguns utensílios específicos no kit de limpeza. As escovações diárias com pasta fluoretado e o acabamento com enxaguantes bucais e fio dental continuam imprescindíveis. O uso de escovas interdentais, que penetram mais fundo entre os dentes e as gengivas, e do passa-fio, que facilita o acesso do fio dental, se torna obrigatório nas áreas onde estão localizadas as próteses. As consultas odontológicas com a frequência mínima de seis meses são fundamentais para exames de rotina e para que o dentista possa analisar a condição e cumprir a manutenção das próteses fixas. 



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui