BLOG

Cuidados com a saúde bucal dos bebês.

Como já vimos em outros textos aqui no blog da Uniodonto Paulista, os cuidados com a higiene bucal são essenciais para a saúde e para o bem estar de qualquer pessoa em todos os momentos da vida. Portanto, não seria diferente com os bebês, não é mesmo? Levando em conta que, em seus primeiros anos, as crianças precisam de auxílio para diversas tarefas do dia a dia, pais, mães e todos os responsáveis devem ter atenção e zelo especiais sempre que o assunto é a saúde bucal dos baixinhos. A falta de cuidados nos primeiros meses e anos após o nascimento podem acarretar complicações, como o aparecimento de cáries, mau hálito e gengivite,assim como problemas de mastigação, fala e má formação de dentes de leite e permanentes. E, devido à inquietude e à impaciência comum aos bebês, os tratamentos ortodônticos normalmente se tornam mais desgastantes e complicados nesses casos. Além do mais, é extremamente gratificante olhar para nossos baixinhos e notar lindos sorrisos saudáveis e naturais, certo?! Então, não se esqueça, precauções permanentemente redobradas com nossos pequenos.

 

O exame bucal inicial em um recém-nascido é efetuado pela equipe hospitalar, ainda na maternidade. Já a primeira consulta odontológica deve ser agendada o quanto antes e necessariamente antes do primeiro aniversário do bebê, para que os pais sejam orientados a lidar da melhor maneira possível com a saúde bucal de seus filhos. O odontopediatra, especialista no trato técnico e psicológico com bebês e crianças, é o profissional ideal para essa fase da vida. A Associação Brasileira de Odontopediatria sugere que a higienização bucal em bebês alimentados exclusivamente com leite materno seja realizada apenas após o surgimento do primeiro dente de leite, o que, em geral, ocorre entre o sexto e o oitavo mês de vida. Além de ser altamente nutritivo, o leite materno contém agentes que protegem todo o meio bucal contra bactérias e infecções.

 

A partir do momento em que os dentes do bebê aparecerem, a higienização bucal deverá ser realizada ao menos duas vezes por dia. Uma delas, pela manhã, logo depois da primeira refeição. A última limpeza, antes de dormir, após a derradeira alimentação diária. Para a higienização, os pais ou responsáveis deverão utilizar uma escova com cerdas macias e cabeça pequena. A pasta de dente fluoretada, com concentração de flúor próxima aos 1100 PPM, é a melhor opção para a prevenção das cáries. É indicado que seja gasto em torno de 0,1g - ou o correspondente a um grão de arroz cru - de pasta de dente fluoretada a cada limpeza. A escovação de dentes, gengivas e língua deve ser sempre lenta e delicada, para não machucar o bebê. O fio dental só será necessário caso a escova não penetre nos espaços entre os dentes.

 

Evitar que o bebê durma após a última amamentação sem a devida limpeza bucal e não permitir o compartilhamento de talheres, canecas, canudos e chupetas com outras crianças e adultos são atitudes que diminuem consideravelmente os riscos do desenvolvimento e proliferação de bactérias. Também é importante que os pequenos não consumam alimentos adoçados. Excesso de açúcar na alimentação pode facilitar a manifestação de cáries. Por fim, lembre-se de levar seus filhos ao odontopediatra com uma frequência mínima de seis meses. 



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui