BLOG

Clareamento Dental: a maneira correta de fazer.

A tonalidade dos dentes é um componente estético relevante para a afirmação da autoestima de muita gente. Falta de higiene bucal, tabagismo, exposição exagerada ao flúor, avanço da idade, ingestão excessiva de antibióticos, abuso de alimentos ácidos e bebidas como café e chá. Estes são alguns entre os mais diversos fatores que influenciam na pigmentação de nossos dentes, que também é fruto de nossa herança genética. Contudo, entre tantas possibilidades de coloração, os sorrisos mais desejados e valorizados são aqueles mais branquinhos e iluminados. Especificamente para esse propósito, existe um procedimento ortodôntico já bastante difundido: o clareamento dental, que pode ser realizado de maneira assistida em casa ou por um profissional no consultório odontológico. Para escolher o método adequado para cada caso, o dentista leva em consideração uma série de variáveis, como as causas da pigmentação indesejada e a disponibilidade financeira do cliente.

 

Ambos os tratamentos não são definitivos devido às ações do tempo e de substâncias químicas que entram em contato com os dentes. O resultado permanece por cerca de dois ou três anos. Para aproveitar os efeitos do clareamento dental pelo maior período possível, deve-se ter dedicação total com a higienização bucal e evitar bebidas como refrigerantes, sucos com corantes, vinhos tintos, chás, café e alimentos como beterraba, chocolates e ketchup. Além, é claro, de cigarros e bebidas alcoólicas. O clareamento dental não deve ser efetuado em pessoas com sangramento gengival e hipersensibilidade nos dentes.  Não é recomendado para gestantes e lactantes, assim como para pacientes com restaurações e próteses dentárias, pois esses acessórios não assumem a mesma tonalidade dos dentes clareados.

 

O clareamento dental caseiro é extremamente seguro e eficiente, porém, esse método demanda atenção e disciplina por parte do paciente. Para a execução deste tratamento, o dentista providencia uma moldeira de silicone feita sob medida para o paciente, que deve preencher o dispositivo com o gel clareador e aplicá-lo diariamente por um período que geralmente varia entre três e quatro semanas. O tempo de contato diário do gel depositado na moldeira com os dentes do paciente é determinado pelo dentista. O clareamento caseiro é pouco agressivo, já que o agente clareador utilizado é menos concentrado e, sem dúvida, é o método economicamente mais acessível. Quando administrado da maneira correta, os resultados do clareamento caseiro são sistematicamente satisfatórios.

 

O custos do clareamento em consultório são mais elevados, dado que o procedimento é realizado exclusivamente pelo dentista no decorrer de um a três encontros - um por semana. A quantidade de sessões alterna de acordo com o grau da coloração dentária desagradável. O elemento clareador de alta concentração é aplicado nos dentes do paciente e uma fonte de luz, normalmente Laser ou LED, é utilizada para acelerar e potencializar a ação. Os efeitos do branqueamento podem ser notados logo ao final da primeira visita ao consultório e o benefício estético final também é excelente. Há profissionais que acreditam na combinação das duas técnicas de clareamento como a melhor alternativa. Essa investida consiste em uma ou duas sessões no consultório associadas ao uso da moldeira caseira e de um creme dental whitening nas escovações diárias. 



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui