BLOG

A importância de check-ups odontológicos

Aqui, no blog da Uniodonto Paulista, nós abordamos diversos temas relacionados a saúde bucal. Já discutimos sobre problemas frequentes como cáries, gengivite e bruxismo. Assuntos menos triviais como disfunções temporomandibulares, língua geográfica e mordida cruzada também foram apresentados aqui neste espaço. E até discorremos sobre doenças graves, como o câncer de boca. Seja qual for o conteúdo proposto, sempre ressaltados algumas recomendações, como o empenho e os cuidados com a higiene bucal e as visitas regulares ao seu médico-dentista. Pois bem, chegou o momento de tratarmos especificamente sobre essas consultas rotineiras, chamadas de check-ups odontológicos.

  As consultas periódicas são compromissos com o seu bem estar. Esses encontros são ideais para conversas francas com o dentista e para sanar quaisqueres dúvidas. Você pode pedir orientações sobre as maneiras mais adequadas para praticar a higienização bucal e perguntar com quais instrumentos a limpeza deve ser feita. Durante o check-up odontológico, o profissional realiza exames clínicos em toda a cavidade oral. São verificadas a aparência, a mobilidade e a oclusão dos dentes e a condição de gengivas, bochechas, língua e céu da boca. O dentista investiga a ocorrência de cáries e de lesões que podem revelar algum problema de saúde. Os aparelhos ortodônticos, as próteses e as restaurações também são averiguados. Toda esta análise pode ser efetuada com técnicas e dispositivos convencionais - como a sonda e o espelho - ou de forma digital e mais detalhada, com a câmera intraoral.

Em um check-up odontológico, normalmente o dentista realiza a profilaxia - mais conhecida como limpeza. O objetivo deste procedimento à base de bicarbonato de sódio é remover todo o tártaro e o acúmulo de placa bacteriana em dentes e gengivas. Também é de praxe que o especialista aplique flúor nos dentes do paciente, usualmente através de uma moldeira. Este mineral fortalece e solidifica o esmalte dos dentes e, consequentemente, evita o surgimento das cáries. Como complemento do check-up, é possível que o dentista solicite uma radiografia para examinar estruturalmente as arcadas dentárias superior e inferior.

Em geral, é indicado que os check-ups odontológicos sejam agendados de seis em seis meses. Há pacientes, no entanto, que requerem consultas mais frequentes, em razão de tratamentos em andamento, manutenção de próteses e aparelhos ou hábitos como o tabagismo. Com consultas periódicas ao dentista, os riscos de doenças bucais diminuem consideravelmente. Caso, ainda assim apareçam distúrbios ou patologias, os tratamentos serão iniciados em estágios iniciais. Dessa maneira, os incômodos são menores e a recuperações mais rápidas. Portanto, não espere por dores ou sintomas para visitar o seu dentista. Faça check-ups odontológicos regularmente.



Siga-nos no Facebook

Inscreva-se para receber todos os novos artigos do blog.

Ficou interessado em contratar um Plano Odontológico?

Você pode adquirir seu plano UNIODONTO pelo nosso Portal de Vendas Online.

Clique Aqui